Naco Suculento com Infusão da Sua Própria Espuma, Espinafres Caramelizados, Cogumelos Porsini Desincrustados e Profiterolizados em Calda de Risotto Rico e Confitado de Hidrofilizado é uma linda receita.

O mais importante, neste elaborado prato, é não confundir ‘própria espuma’ do naco com a do cozinheiro. São distintas. A primeira faz parte da receita, a segunda NÃO. Esclarecido isto, avancemos que isto é coisa para demorar um pouco, não vamos perder tempo com delongas. O naco. É à sua escolha, quer no tipo de carne – quem somos nós para determinar de que animal pretende na receita –, quer na dimensão da mesma – não sabemos, nem nos interessa quantas pessoas terá à mesa. A única particularidade a não descurar é que tem de ser um naco suculento, ou seja, evite carnes secas. Eleito o naco, faça uma infusão com a espuma do mesmo. Reserve. À parte caramelize os espinafres. Sim, é juntar espinafres e caramelos até ficar com uma pasta estaladiça. Num outro recipiente, desincruste bem os cogumelos, que devem ser porcini, e, de seguida, profiterolize-os, durante 20 minutos exatos, numa calda de risotto rico. Este deve estar frio aquando da profiterolização. Logo que termine este processo volte a profiterolizar, mas, desta feita, com confitado de hidrofilizado. No final, junte um pouco de água de rosas, umas páginas de previsões astrológicas para 2017, meio copo de pessimismo, para que abata um pouco e leve tudo a lume Brando, ou seja, enquanto coloca em loop um qualquer filme do Marlon. Parece complexo, mas acaba por ser uma receita elaborada, mas não muito enfadonha.

Ingredientes:

– Todos os citados no título da receita (não vamos maçá-lo novamente com essa lista)

– Caramelos

– Filmes com Marlon Brando como protagonista

– Água de rosas

– Previsões astrológicas para 2017

– Meio copo de pessimismo

Tempo de preparação:

Ora, cerca de meia hora a infusionar; uma hora para caramelizar como deve ser; mais a desincrustração e a profiterolização, que podem chegar às três horas; fazer a calda do risoto rico; mais o confitado e ainda o hidrofilizado… Ora, tudo junto… É só fazer as contas.

Ilustração Andrea Ebert

Partilhar