URGhhh. Soa mesmo mal, não soa? Mas garantimos que soa bem pior do que sabe. Salada, bem se percebe, é uma coisa maravilhosa. A mais permissiva, despudorada e menos moralizadora das confeções culinárias. Uma verdadeira Maria vai com todas e com todos. Numa salada, não há tabus nem restrições. A salada é o prato poliamoroso por excelência. Ela é a rainha das orgias culinárias. O que é que uma salada não pode incluir? Tudo lhe é permitido, e com ela tudo ganha nova frescura. É uma espécie de túnica de linho branco. Fica bem com tudo, adapta-se a qualquer estilo, usa-se uma vida, todos temos uma ou mais do que isso e quem não tem tem mesmo de ter.

Cuscuz. O que podemos dizer do cuscuz senão que é a mais bela, requintada, divertida e inócua forma de apresentar bolinhas amarelas de sêmola cerealífera num prato? Esqueça o arroz e o esparguete. A batata cozida e quase tudo o resto. Depois disto, só vai querer disto. Não confundir com cusco, ou coscuvilheiro, ingrediente que evitamos por aqui, por causa da azia que provoca.

Agora, o peixe. Peixe é bom, está cheio de coisas ricas para a saúde, mesmo quando o peixe é pobre. Mesmo mau, já é bom. Melhor do que carne.

As laranjas, por último, também são uma coisa linda de se ver e estão cheias de cor e vitaminas. Toda ela, a laranja, pois claro, é um portento da Natureza e já nos chega pronta a comer, que é coisa que cada vez mais aprecio num alimento.

Ora, se cada um per si já é o que é, imagine-os em orgástica comunhão de sabores roçando delicadamente o palato. É mesmo de ir ao céu da boca e voltar para mais.

Depois de provar esta iguaria exótica vai perceber que a uma salada tudo é, de facto, permitido, incluindo misturar peixe com laranja numa mistela de cuscuz.

Tão bom quanto tudo o resto é que é ‘gente’ descomplicada. Juntam-se e já está o prato feito, sem mais isto ou mais aquilo. Tudo a nu, quase cru e vai para a mesa. Nem precisa de os apresentar, que eles tratam disso. São civilizadíssimos.

Ingredientes:

– Salada, que é fresca

– Cuscuz que tanto pode ser fresco como morno ou quente (não nos atormentam questões de género, desde que cada um seja feliz e respeitador da vontade do outro)

– Peixe, que não deve ser congelado

– Laranja, que é sempre fresca, mesmo quando não está no frio

Tempo de preparação:

Basta que os apresente, que eles logo se misturam à vontade. É gente muito cool.

Partilhar