A bem da verdade, desde que Bulhão Pato morreu que qualquer prato com esta designação é apenas publicidade enganosa. Importa por isso esclarecer o pretensiosismo da receita, para que todos saibam ao que vão. Podemos ser loucos, mas jamais poderão acusar-nos de mentirosos. A receita ficou escrita, é bem verdade, mas a mão intuitiva faleceu. Todavia, como tudo tem remédio e ameijoas ainda há com fartura, cá nos temos vindo a desenrascar. Assim, vai precisar deste tipo de conchas marinhas, bivalves para os entendidos, mas, atenção que isto agora é vital: ainda com o bicho vivo lá dentro. Escusa, portanto, de ir ao seu WC recuperar as que tem a enfeitar o que quer que seja. Compre umas quantas, mais quantas do que umas, para poder ficar satisfeito. Coloque-as em água com sal para que tomem um banho higiénico e larguem toda a areia. Claro que, se for apreciador de areia, esqueça o banho e vá logo para a câmara de água quente em que as coitadinhas serão cozidas ainda em vida. Se é do tipo sensível, faça antes uma sandes de manteiga e esqueça as ameijoas, para que possa dormir descansado, sem pesos amargos na consciência. Se não for esse o caso, coloque as ameijoas numa frigideira ou tacho, com alho, louro, cebola, salsa, coentros, sal e… Não me recordo do que é que falta, mas caso me lembre ainda aqui voltarei. Logo que elas saiam da concha a pedir socorro, mexa muito bem, coloque em lume brando e deixe cozinhar mais um pouco. Depois de pronto, regue com limão e sirva numa travessa, decorada com gomos de limão.
Depois de degustado o repasto, não deite fora as conchas. Lave-as bem e encha-as de cera, com um pavio ao centro. Num abrir e fechar de olhos tem um montão de pequenas velas para enfeitar as suas noites de verão. Gastas as velas, lave-as de novo e coloque-as num frasco giro. Reciclar é palavra de ordem, além de que é muito millennial–cool.
Ingredientes:
– Todos os já descritos em cima, não há necessidade de repetições.
Tempo de preparação:
Depende bastante da coragem de cada um e do tempo que demora a aliviar a sua consciência e a partir para o assassinato a sangue frio, ou antes em lume forte, das desgraçadas das vítimas. Sem escrúpulos, a sua vida estará muito mais facilitada. Caso contrário, vai ser duro e moroso. Isso é garantido. Quanto à secção bricolage, ui, vai precisar de jeito e paciência.
Deixe um comentário