Em reportagem, diretamente da Manjedoura mais in do planeta, que ainda hoje dita trendsettings e determina apontamentos de design natalício, aqui fica o relato dos eventos mais significativos do Natal de 2018.

José está mal-humorado, digerindo ainda com dificuldade o facto de não ser o pai biológico da criança, não obstante os mais de 2000 anos que teve para ‘desmoer’ o assunto e o facto de isso não suscitar problemas biológicos aos crentes. Dizem que o tempo tudo cura, parece que não funciona com todas as pessoas. Move on Zé!

De Luigi Leonardi por Lina Origami

Para carpinteiro de profissão, podia, segundo o Correio da Manhã TV, ter feito um melhor trabalho com o berço da criança. Diz a Vogue que, e passamos a citar, “o mau humor do progenitor de faz de conta está completamente ultrapassado, mas a sua túnica é um must para a próxima estação, principalmente em tons mostarda de Dijon”. Estejam atentos, aos trapos, portanto.

Maria sofre, seguramente, e o estonteantemente mediático psicólogo Eduardo não nos deixará mentir, de Baby Blues, ou isso ou Blue Curaçao, nunca os distingo. Até ao momento, todos os muitos voyeurs presentes garantem não ter visto a jovem mãe a dar de mamar a Jesus uma única vez, para desolação geral, exceto daqueles que consideram que alimentar uma criança em público é obsceno. Um quadro que tem vindo a suscitar dúvidas junto da Segurança Social e das entidades de proteção de menores, dispostas a retirar-lhes a criança e a colocá-la para adoção por qualquer outra religião. Mas, já se sabe, nesta quadra festiva ninguém está para grandes burocracias e as crianças não são baratas e, embora possam ser devolvidas, o reembolso não está contemplado. Entredentes – segundo sabemos de fonte segura, mas que solicitou anonimato –, Maria foi já avisando José de que têm de determinar um fim para a hora da visita, que ela não está para fazer sala, nem a saloios embasbacados e menos ainda a betos com ares de realeza e armados de beatice, com oferendas patetas. Disse-lhe que o do ouro seria bem-vindo, que sempre é coisa que se pode trocar por comida e bens de primeira necessidade, agora os outros, que compraram incensos e disparates da loja do chinês, bem que podem ficar em casa. Ou isso ou trazem o recibo de oferta para posterior troca do artigo. Ou começa a ver latas de leite e fraldas, ou ninguém passa da abertura da caverna, e, abrindo ainda mais os olhos a José, ordenou que todos limpassem os pés, que ela não está em condições para, depois de se irem embora, ainda fazer a lida da gruta. Tinha acabado de dar à luz um Messias, não era a Gata Borralheira.

De Luigi Leonardi por Lina Origami

O gaiato parece bem, e até já sorri e ri e faz umas gracinhas. Coisa pouca é certo, mas surge sempre sem o cordão umbilical, o que leva todos a acreditar que se trata mesmo de um milagre. Ou isso ou negligência médica, mas com o Mistério da Saúde poucos ou ninguém se atreve a meter-se. Além de que, com todos os feriados e toda a história do Advento, a coisa só avançaria pouco antes do Natal que vem. De qualquer forma, a criança é bastante saudável e resistente, não dando sinais de constipação ou gripe, não obstante a manterem nua, para gáudio de muitos dos que aguardam em fila de espera para ver o Menino. Quem nos estiver a ouvir, por favor traga babygros, caso sejam pobres, ou cueiros, se forem filiados numa tradicional família de betos. Uma manta serve, pois as palhas, “apesar de giras, estão já demasiado vistas”, como se pode ler na mais recente edição de Arquitetura & Diseño.

De Luigi Leonardi por Lina Origami

Um dos pastores parece encantado com a nudez do ‘piqueno’ e Maria já mandou a Vaca pôr-se de permeio, que isto da pedofilia, mais vale prevenir e todos sabemos que os principais abusadores estão sempre por perto, senão mesmo na própria família.

O Burro já deixou claro que o contrato não inclui as datas da passagem de ano, pelo que fica até dia 25 até ao meio dia, o mais tardar, depois disso deixa o assunto nas mãos do seu agente. E ainda chamam burro ao jumento!

A Ovelha amofinou-se por não haver maquilhadora, quando não param de a fotografar a torto e a direito, mais a torto do que a direito, para seu desespero, e agora até já se fala na visita de reis estrangeiros para ver o gaiato. Comunicou que ligaria para o seu sindicato no primeiro coffee break da manhã, que tudo aquilo já roçava a indignidade e ela é uma profissional.

O ambiente está quente, para não dizer aceso, no interior da manjedoura e não parece que o degelo das calotas polares tenha a ver com o caso. Maria e José mal trocam olhares, quanto mais palavra. Parecem casados de refresco, ou mesmo de gelado. Em termos decorativos, diria que se pode falar numa pobreza espartano-franciscana.

Judite, num direto desgracento, já pisou com o stiletto dos seus Loubotin, o dedo grande do pé direito de José, que não larga as sandálias de tiras, como diz a canção do outro, cujo nome, agora, não me ocorre. A Judite levou maquilhadora. A Ovelha já a olha de lado.

As palhas são amarelas, sim senhor, mas em quantidade diminuta, muito embora os aderecistas garantirem que largaram quatro fardos de palha na gruta. Parece que nenhum dos figurantes, o Burro, a Vaca e a Ovelha, tomaram o pequeno-almoço antes de vir para este casting. Dizem que vieram da Damaia e mais não sei o quê, sem tempo para paragens. Parecem todos muito exaltados. A palha continua a desaparecer, mas também é compreensível, colocaram o miúdo na manjedoura… Já não é mau que ainda haja Jesus para adorar. Contactado pela nossa redação, o Registo Civil ainda não confirma se a criança se poderá mesmo chamar Jesus e perguntaram se sabíamos se seria filha de um jogador de futebol estrangeiro.

De Luigi Leonardi por Lina Origami

Quanto aos reis magos, que anteriormente, e por lapso designámos de gays magros, parece que jamais chegarão a Belém. Há notícias de um GPS avariado, de um rei que fumou o incenso, e de outro que desapareceu com o ouro e até, segundo fonte fidedigna, a mirra mirrou. Uma história que tentaremos acompanhar em direto, através das reportagens do enviado especial que, neste momento, tenta avaliar qual dos Magos deve seguir.

Relembro que está agendada uma conferência de Imprensa, na qual José e Maria responderão em direto a algumas questões, como nos garantiu o adido de Imprensa do Canhão da Nazaré. Até ao momento, o Espírito Santo, ainda às votas com a justiça, e que ainda não se pronunciou sobre o Testamento Bom, por oposição ao Testamento Mau, também deverá estar presente, mas não há garantias de que falará à comunicação social. Dizem-nos também que, se o presidente Marcelo, por questões de agenda, não puder alterar a hora da sua Mensagem de Natal, que coincide com este possível direto aqui da Galileia, a emissão seguirá, obviamente, para Belém.

Por agora, é tudo. Terminamos este direto ao qual voltaremos sempre que haja motivo de interesse. Já agora, reitero o apelo:

Quem estiver de passagem, traga roupa para oferecer à criança. Não há bafo de vaca, burro e ovelha, nem mau ambiente capaz de aquecer esta gruta húmida.

Aproveitamos para desejar a todos, aí em casa, um Santo e Feliz Natal. Para os invisuais, informo que me despeço deste direto com um piscar de olhos. Tunga!

Partilhar