Só para experts e pessoas com boas luvas ou calosidades nas mãos, já que o peixe pica. Picam as escamas, picam as barbatanas, picam os dentes… Tudo pica neste peixe, pelo que o seu manuseamento tem de ser cauteloso. Caso o peixe não pique tanto assim, acrescentem-se bastantes malaguetas, das verdadeiramente assassinas, para que o peixe pique, já que tem de ser picante de uma ou de outra maneira. Preparado o peixe, tal como deve ser preparado, basta tratar da massa folhada. Pode comprar das pré-feitas e semicongeladas, são tão mais práticas! Se avançar para a árdua e hercúlea tarefa de fazer tudo à mão (olhe que não compensa!), já sabe que vai sujar a cozinha toda. Vai empoeirar tudo com a farinha, depois deixará tudo pegajoso quando amassar a massa, quando a distender… Você é quem sabe. Estando bem para si, está ótimo para nós. A massa é folhada, bem se percebe, porque tem muitas folhas. Entre elas, à laia de separador, coloque o peixe já processado e até pré-cozinhado, se assim lhe aprouver. Pode optar por fazer um bolo gigante, com uma grande base de massa circular por baixo, sobre a qual coloca todo o preparado de peixe que pica, e outra, ainda maior, que cubra tudo isso. Outra possibilidade: cortar a massa em quadrados, triângulos ou círculos e, no meio de cada uma destas formas geométricas, colocar pequenas porções do preparado de peixe que pica. Feche-as. Tanto num caso como noutro, feito isto é hora de levar ao forno. Logo que a massa esteja prestes a tornar-se castanha, a refeição está pronta. Sirva com salada, ou não.

Ingredientes:

– Peixe que pica o suficiente

– Malaguetas daquelas mesmo más, se o peixe não picar assim tanto

– Massa folhada

– Régua, esquadro e transferidor, e curso de geometria descritiva, para cortar a massa folhada a rigor, consoante as figuras geométricas pelas quais optar

– Paciência

Tempo de preparação:

Mais ou menos o mesmo que dura a tirar um pequeno e intensivo curso de geometria descritiva. Não desanime, pois vale a pena. Na verdade, tudo vale a pena quando a alma não é pequena, como dizia aquela Pessoa, cujo nome não me ocorre.

Partilhar