Galinholas, do pouco que conseguimos apurar são uma espécie de galinhas espanholas – esclareceremos esse facto na primeira oportunidade, até lá, vamos acreditar que sim –, pelo que a receita implicará uma viagem até um supermercado do país vizinho. Arranjadas as galinholas – há bons tutoriais sobre o tema, alguns mesmo com chefs qualificados –, refogue ou estufe, conforme preferir. À parte, desmanche as alcachofras e adicione-as à carne, quando esta estiver a meio da cozedura. No final, decore com pétalas de lírio branco, que atingem o seu melhor ponto durante a primavera, mas que qualquer florista consegue em qualquer outra época do ano. Há estufas para isso mesmo, para que seja primavera quando um cozinheiro quiser, chefs incluídos. O sucesso da receita, depende do jeito para espalhar as pétalas sobre o cozinhado, já na travessa de servir.
Ingredientes:
– Galinholas em número suficiente para os comensais a ter em conta, o seu peso, a gula, restantes pratos a servir durante a refeição e, claro, o preço da galinha em Espanha
– Alcachofras, diríamos uma por pessoa ou duas por galinhola, ou zero caso não goste de alcachofras (decida isso antes de comprar os ingredientes)
– Pétalas de lírio branco q.b.
Tempo de preparação:
Não se apresse. Tire partido do momento. Vá beberricando um copo de vinho branco, enquanto cozinha, para tornar tudo mais ‘leve’ e aponte para uma tarde de atividades culinárias. O segredo está em aproveitar os pequenos prazeres da vida e conseguir transformar uma tarde de tachos em algo agradável. Boa sorte nisso.
Deixe um comentário