A receita é complexa e toda a dificuldade se situa ao nível da dosagem da massa, para obter a porção exata para 999 folhas, quando tudo está calibrado para as clássicas mil folhas da receita original, inalterável há quase três séculos, 287 anos, mais precisamente.

Ahahaha. É tudo mentira! É muito simples, na verdade, ou mais ou menos, que a verdade está sempre naquilo que queremos dela fazer, não é? Então, faça a massa folhada, corte em mil folhas, deite uma fora e já está. Melhor ainda! Não descarte a folha extra e, com ela, mais ainda se for de generosas dimensões, faça um bolo à parte. Todo ele novo, folhado e recheado com coisas de-li-ci-o-sas. Recorde a política dos 5 R, que até podem ser bastantes mais, que o R não cansa. Reinvente, reutilize, reuse, recicle, recupere, reaproveite, regenere e, claro, respire (muito importante). Neste caso, faça upcycling e com apenas uma folha – repito – uma folha, no singular, faça milagres. Com as restantes 999 faça um brilharete de bolo, recheado de doce de ovos ou de outro (de)leite qualquer: caramelo, chocolate… Cubra-o depois, ou não, com aquela coisa ótima, aquela crosta bicolor, do tipo marmoreado, onde até os olhos saboreiam o chocolate branco e negro, bem como o escandaloso excesso de açúcar. No final, quando retirar o tabuleiro do forno – é verdade, há um tabuleiro e um forno, no meio de tudo isto – em vez dos sensaborões quadrados de massa de mil folhas, com as excitantes 999 folhas, corte e recorte a seu bel-prazer. Faça figuras e figurinhas, grafismos, letras e números, flores e padrões geométricos. Não perca de vista que esta é uma receita que vive da estética e da imagem. Glorifique a aparência. Some bagas silvestres ou domesticadas, cor e sabor. Acrescente ainda mais açúcar em pó, que pode sempre ajeitar com um cartão multibanco (opcional). Ninguém mais em todo o universo terá folhos folhados como os seus. Garantia de 25 anos, findos os quais surgirá outro louco para se aventurar nesta receita.

Ingredientes:

– Massa para mil folhas

– Mil folhas menos uma

– Um tabuleiro

– Um forno

– Recheio

– Cobertura

– Açúcar em doses pornográficas

– Cartão multibanco (opcional)

Tempo de preparação:

O exato tempo que demoraria a preparar a massa para mil folhas, uma vez que a folha a mais só é descartada, ou antes, reabilitada após as mil folhas concluídas. O resto, rechear e cobrir, também vai dar ao mesmo, já que há aquela mínima diferença de altura, mas não de área útil, ou extensão de massa, se preferir. Quase tudo igual menos uma folha. Se conseguir, tente obter à primeira as 999 folhas necessárias. Boa sorte!

Partilhar