Adoramos pão quente acabado de fazer com manteiga, mas acreditando que já todos, ou quase todos, dominam a arte de barrar o pão com manteiga, optámos, hoje e apenas hoje, por levar até si esta rústica sandes, rainha de feiras e festivais por esse Portugal dentro, já que Portugal fora outras sanduíches se levantam. Para quem gosta de pão e de chouriço em simultâneo, esta receita é do melhor que há. Nada se lhe compara. De tal maneira assim o entendemos que deixamos aqui duas versões fabulosas, com diferentes formas e tempos de confeção. Sempre, sempre a pensar em si, no planeta e nas baleias.
Versão primeira
Pegue num bom pão, de boa qualidade – só de saber isto e já tudo melhora, não é? – e abra-o ao meio, ou esburaque-o em alguns pontos, ou fatie-o. No caso dos papos-secos, abri-los ao meio é o mais adequado, enquanto um bom pão de quilo alentejano, ou de qualquer outra região do país, que fazer bom pão é connosco, pode ser alvo de qualquer uma das duas últimas operações. Corte o chouriço em rodelas finas ou em fartos nacos, dependendo se é para colocar sobre as fatias de pão ou nas metades das carcaças, salvo-seja, ou se é para introduzir nos orifícios, no caso do segundo procedimento. Leve a forno pré-aquecido (não sabemos porque se deve pré-aquecer, mas é sempre o que sugerem outras receitas e não vemos mal nisso) e retire quando o tom alaranjado-carmim do chouriço já tiver feito das suas, escorrendo sobre o pão. Deslique o forno e aguarde um pouco antes de comer, pois pode morrer queimado.
Versão segunda-feira
Confecione o seu próprio pão, mas alertamos que é uma trabalheira. Logo que a massa esteja no ponto e vírgula, faça umas bolinhas ou elipses e insira no seu interior rodelas de chouriço aleatoriamente. Leve ao forno a cozer (aqui saltamos aquela coisa do pré-aquecimento). Logo que o pão tenha a crosta da cor que mais gosta, retire-o e aguarde que arrefeça um pouco, devido ao risco de queimadura, pois que queima e ainda dura, como a própria palavra alerta.
Pode, obviamente, na falta de bom chouriço caseiro, utilizar chourição, mas aí, atente bem nisto, não terá pão com chouriço, mas antes pão com chourição. Não convém menosprezar os detalhes, principalmente com aumentativos.
Ingredientes:
– Pão de qualquer tipo
– Chouriço
– Faca
– Apetite e paciência para aguardar que arrefeça
Se vai confecionar o pão necessita ainda de
– Farinha
– Sal
– Água
– Fermento e tudo o resto que aqui faltar por puro esquecimento e não por desconhecimento, que fique bem claro!
Tempo de preparação:
Quase nada ou quase tudo, depende das versões. Pode informar-nos, depois, sobre em quanto é que a receita ficou em termos temporais. Apenas por alto, pois que não estamos verdadeiramente interessados.
Deixe um comentário