Era para ser tarte, mas já estamos um pouco fartos de estrangeirismos e coisas importadas, além de que já é um pouco ‘tarte’ para mudarmos, agora, de ideias. Assim, decidimo-nos antes por um belo rolo de creme de baunilha. Enrolar o creme de exótica  baunilha não é tarefa tão simples quando colocá-lo sobre uma base de tarte, mas já se sabe que aqui não contabilizamos o trabalho e sim os resultados. A melhor solução para que consiga enrolar o creme de baunilha, é confecioná-lo bem espesso e trocar as tradicionais bases de tarte por uma boa massa, folhada, por exemplo. Se optar por massa quebrada e esta se partir, pode sempre desculpar-se com a tonta da massa, que se quebrou toda. Com estes dois truques, será tão simples quanto enrolar uma torta. Caso disponha de uma conta bancária que lhe permita comprar baunilha verdadeira, não hesite em confecionar esta maravilha da pastelaria.

Ingredientes:

– Capacidade de improviso

– Massa folhada ou quebrada

– Creme de baunilha bem espesso

– Vagens de baunilha para o dito creme e não descure o facto de a baunilha ser um dos condimentos mais caros do planeta, bem mais caro do que trufas, por vir de uma rara e delicada orquídea. Coisas de botânica!

Tempo de preparação:

Assim, por alto, sem grandes rigores científicos ou exotéricos, uma hora para o creme, outra para a massa e outro tanto para montar o rolo. Vai ainda precisar de tempo para se acalmar após tudo isto.

Partilhar