Não passa de peixe frito frio, mas é precisamente isso que fascina. A bem da verdade, há quanto tempo não salpica o teto da cozinha com nódoas da gordura da fritura de peixe? Essa parte é chata, mas dá caráter e vida a qualquer casa bem vivida e ainda melhor comida. Pense antes no prazer degustativo de comer um bom peixe frito. Não apenas isso, como falamos de salmonetes, esses príncipes da fritura, esses rajás do estrugido… Por falar em rajás, pode servir de sobremesa um belo gelado caseiro (calma, é caseiro porque já o tem em casa, nada de ir já embarcar em mais um receituário).

O segundo passo, e agora voltámos ao salmonete, é deixar arrefecer o peixe ao ponto de estar frio, mesmo frio, e desengraçado, já com a pele a esmorecer e a amolecer, fazendo esquecer aquele empolamento de quando sai da frigideira, com bolsas de ar insufladas pelas altas temperaturas do óleo, ou azeite, ou qualquer outra gordura que tenha eleito para o efeito. E que efeito! Já olhou bem o teto? Não nos distraiamos. O peixe frita-se, num primeiro momento e depois deixa-se arrefercer por completo até ao ponto de não retorno. Nessa altura é que ele está mesmo saboroso. E não ligue ao que dizem sobre os fritos. Não passa de propaganda. Pode comê-lo ao pequeno-almoço, com pão e café quentes. Que maravilha! Quem nunca, que ponha o dedo no ar.

Ingredientes:

– À exceção do azeite (óleo ou qualquer outra gordura de  sua predileção) para a frigideira, do sal para temperar, da farinha para quem gosta e do sorvete para a sobremesa, ou do café e pão quentes em caso de primeira refeição ligeira do dia, só precisa mesmo de salmonete. Muito simples.

Tempo de preparação:

O tempo de aquecer e arrefecer. Varia bastante, e depende de indicadores de que não dispomos, a saber: temperatura atmosférica, localização geopolítica, tipo de potência do fogão, se a frigideira é ou não antiaderente, em que estação do ano estamos, quantas horas costuma dormir seguidas ou interruptas… Com tantos cáculos, cuidado com os rins. Esta agora teve graça, não teve? Não?! Bom…

Partilhar