De uma única assentada, juntamos o melhor de dois universos: os sabores tropicais e os aromas mediterrânicos e provençais. Sim, porque aqui, já perceberam, não brincamos em serviço de cozinha. A receita divide-se em dois passos. Um primeiro, acessível tanto ao meio urbano quanto ao rural, e um segundo, que torna a vida mais fácil a quem vive no campo. Tudo começa com um sorvete de manga, fruto tropical comummente encontrado no comércio nacional. Faça, então, um sorvete de manga. Deixe-o no congelador o tempo suficiente para ganhar consistência, mas não demasiado para que não fique uma barra de gelo alaranjada. Quando estiver pronto, e a seu gosto, sirva-o junto de um arbusto de alfazema, para que o cheiro desta planta silvestre se misture com os sabores da manga. A degustação será mais intensa se acontecer ao final do dia ou após a rega da alfazema, para que o aroma se liberte de forma mais exuberante. O melhor será mesmo num dia de chuva. No campo, encontre um arbusto de alfazema e sente-se perto, ou poderá plantar uma alfazema para este efeito. Na cidade, talvez consiga o mesmo resultado com uma planta envasada, ou perto de uma almofada de cheiro de alfazema que tenha numa qualquer gaveta lá de casa. Sirva o gelado junto da planta e, pronto. Está feito.
Dica: Evite experimentar a receita em dias em que esteja constipado, pois de nada servirá se tiver o olfato comprometido.
Ingredientes:
– Gelado de manga
– Um arbusto de alfazema ou, em substituição, uma bolsa com aroma desta planta
Tempo de preparação:
Caso disponha de ambos os ingredientes, demora apenas o tempo de servir e correr para perto da alfazema. Se tiver de plantar a alfazema, aponte para alguns meses. Caso opte por semeá-la, aí, já falamos de anos. Mas há coisas pelas quais vele mesmo a pena esperar!
Ilustração Andrea Ebert
Deixe um comentário