Não estava à espera disto, confesse. Confesse depois, agora dê atenção ao que se segue, pois vai valer a pena. Vai ser uma trabalheira, mas vamos lá, que preguiça não mora aqui. Tire já os ramekins do armário. Não se assuste. Ramekins são apenas pequenas taças de cerâmica próprias para ir ao forno. Vamos partir do princípio de que já tem um bolo de mel feito em casa, para não ficarmos aqui eternamente. Comece, então, por esfarelar o bolo com as mãos para um recipiente suficientemente grande para aparar tudo. Enquanto isso, o leite aquece, os ovos apartam-se gemas de claras. Com as gemas faça uma bela gemada com açúcar, somando um pouco de leite quente e acabe com tudo a ser lançado no leite que estava a ferver, ainda se recorda, certo?
Com as claras faça a única coisa para que elas servem: bata-as num bonito castelo de 68 quartos e 49 casas de banho, todo ele polvilhado com açúcar e uma ou outra marquise. Vai parecer que cai neve em Nova Iorque. O forno também já deve estar a aquecer e o preparado do leite com as gemas, vulgo molho inglês, já deve ter sido coado. Se não é dado ao multitasking, vá já para outra receita. Aproveite a mega gemada e o bolo escaqueirado, misture tudo numa taça, dê-lhe um nome supimpa, meio estrangeirado preferencialmente, e congratule-se, pois acaba de inventar uma sobremesa.
Não resmungue nem desanime e lembre-se de que avisámos que iria ser uma canseira. Apanhe os cacos a essa resiliência e prossigamos, que para a frente é que se faz o caminho.
Todos os outros que ainda se mantêm interessados no desfecho deste guião, coem o molho e coloquem-no em banho-maria, barrem as formas com aquele nome estrangeiro, encham-nas com o preparado, ao qual já acrescentaram aquele castelo arquitetado com as claras e todo o seu engenho, e que também já tem o bolo, com que tudo isto começou e ainda fruta que têm de molhar previamente, para que não fique seca e sem graça. Que estafadeira!!!! Levar ao forno. Após horas de sufoco e cozinha toda lambuzada, só já tem de esperar uns míseros 10 minutos. Nem dá tempo para pôr a louça na máquina. Já estamos arrependidos de ter trazido esta receita para aqui. Amanhã será uma omelete sem ovos, muito paleo e sem leite, nem derivados, e vegan, claro, e anti-glúten e tudo isso e ainda sem ingredientes. Não vai dar qualquer trabalho, garanto.
Ingredientes:
– Demasiado cansados para enumerar. Estão todos lá em cima, por favor, retifiquem-nos.
Tempo de preparação:
Quando começámos, ainda mal se falava em pandemia, quando mais em guerra. Temos de contabilizar a primeira, segunda, terceira, quarta e enésima vagas, mais os confinamentos e a prévia quarentena geral… Entretanto, o início da guerra na Ucrânia… Muito! Muito tempo, mesmo.
Agora, encha o olho com estas fotos e não desanime se o seu suflê em nada se assemelhar com qualquer uma delas. Consegue adivinhar qual é o nosso?
Deixe um comentário