Esta receita não é para principiantes nem raciocínios lógicos. Requeijão sem lactose implica criatividade, inventividade e uma pitada de loucura. Requeijão sem lactose é aventura desmedida, alquimia impossível, voo picado sobre o desconhecido, passo em falso na imprevisibilidade, puro golpe de fé. Ah, requeijão sem lactose é poesia!  Requeijão sem lactose é arte. Porque requeijão sem lactose não é requeijão. É um sucedâneo, um impostor, tal como o poeta, tal como o ator e o fingidor. Requeijão sem lactose é o agente secreto de uma rede de espionagem que renega o leite e abraça o inimigo, na forma de tofu ou qualquer outro elemento neutro a agir em ambas as frentes, dos dois lados das barricadas. Segundo a tipificação dedutiva do silogismo aristotélico, se requeijão é leite e se o leite tem lactose, então o requeijão também tem lactose. Então, meus caros, como deduzir ou inferir algo diferente? Como sair deste labirinto de argumentação racional? Pois bem, com engenho e magia, ilusão e saídas da caixa. Melhor ainda, da cartola. Sim, este requeijão sai de uma cartola onde nunca entrou leite, mas tofu ou mandioca ou outra invenção vegana de substituição. Assim sendo, jamais se poderá ter verdadeiro requeijão sem lactose, logo, uma tarde de requeijão sem lactose é mera utopia, ou distopia, depende muito do ponto de vista e do amor que se tem ao verdadeiro requeijão. Uma tarde passada na companhia de requeijão sem lactose é uma ficção, pelo que bem pode ser passada no cinema da avenida.

Podemos facilmente esquecer a parte final da receita, seguir para a tarde de requeijão, pura e dura (não muito dura, que o requeijão é mole), e deixar a argumentação para a sobremesa. Que vos parece? Nesse caso, reserve uma tarde amena e simpática, em que se sinta de bom humor, se quiser trocar o D pelo T, faça uma base de tarte, doce ou salgada, que o requeijão é versátil e flexível – quase poderia trabalhar no Cirque du Soleil –, cubra-a com requeijão e confecione uma sobremesa do seu agrado, para a conversa agendada. Perfeito, não lhe parece? Não?! É pena, mas isso já é toda uma outra receita com asas.

Ingredientes:

– Uma boa tarde

– Base de argumentação e de tarte também

– Silogismos à discrição

– Requeijão para os puristas

– Tofu ou mandioca para os vegan-progressistas

– Uma boa sobremesa para esclarecer toda a questão da lactose, ou, preferindo, um bom vinho em quantidade que se considere suficiente

Tempo de preparação:

Dependendo da capacidade de argumentação e do amor pelo debate de ideias, é coisa para começar a meio da manhã e alongar-se pela noite dentro. É, talvez, uma receita para o fim de semana.

 

Partilhar