Felizmente, não nos pedem frangos falhados, nem saberíamos onde procurá-los, exceto se falhado fosse um eufemismo de frango do aviário, esses infernos onde nascem e crescem os mais desafortunados galináceos do planeta. Assim, a tarefa surge, desde logo, mais exequível. Pelo que julgamos saber, o falhado de que aqui se fala é daqueles pastéis de massa… folhada, é isso. Assim, estenda a dita massa, que também pode ser um total falhanço, logo depois de feita com aquela dose incerta de farinha, ovos e água e sal, imaginamos. Sobre a mesma espalhe, como sobre uma tela, uma criativa mistura de frango já morto e desfiado ou cortado aos cubos – o que é mais fácil de conseguir na parte carnuda do peito, já que as pernas exigem outras formas geométricas – e legumes da sua predileção. Se não gosta de legumes, use aqueles de cores mais apelativas, sempre dará um colorido à coisa e como garantem que também se come com os olhos, já ficará semi-satisfeito. Caso tenha optado por uma larga base de massa folhada, feche tudo, bem selado, como se fosse uma bolsa de comida, uma espécie de estômago, mas sem saídas ou entradas. Outra possibilidade é fazer doses individuais, ou seja, várias bolsas de menor tamanho, à laia de empadas, apenas feitas com massa folhada e não com massa quebrada (outro falhanço, ao que parece, mas que já vem quebrada não fomos nós).

Ingredientes:

– A dita massa folhada ou falhada, preferencialmente já feita e estendida

– O tão falado frango, já morto, desossado e cortado em cubos ou desfiado, o coitado, tudo bem confecionado e bem temperado

– Os necessários legumes, lavados e escorridos, eventualmente também eles já cozinhados

– Paciência, para lhes dar tempo a que se conheçam e interliguem sem atritos ou azedumes

Tempo de preparação:

Não vamos mentir: ainda demora. Se estiver sem tempo, vá à pastelaria da esquina, ou do meio da rua, que a situação geográfica e disposição do estabelecimento pouco importa para o desfecho desta história, e compre meia dúzia, ou as necessárias, empadas já feitas. Acompanhe com arroz ou salada ou nada.

 

Partilhar