Por oposição às saladas quentes, nada apetecíveis no verão – ainda que não seja isso que vivemos por estes dias de alternância verão/inverno –, as saladas frias são aquilo que mais se deseja à beira da água, seja em alto mar, a bordo do veleiro de 30 metros e quatro andares, seja com os pés a refrescarem-se naquela pequena piscina insuflável comprada nas megastores chinesas. Vale tudo, menos saladas quentes, como se percebe. Percebes também não seria uma má opção, mas já escrevemos salmão no título, pelo que não vale a pena estar com trabalho acrescido, afinal, é apenas uma salada fria.

Vamos ao que aqui nos trouxe. Tem massa em casa, certo? Arroz e massa todos temos sempre algum em casa. Peque numa massa de que goste, mas vamos imaginar que gosta de fusilli, que é, de entre todas as massas, aquela que tem pior feitio e há mesmo quem diga que é ‘torcida’. Pois bem, coza-a o tempo exato para que resulte a seu gosto. Al dente ou espapaçada, a decisão é sua. Aqui não há respostas erradas. Esta sempre tudo certo. Deixe arrefecer. Quando estiver fria, ou fresca, após algumas horas no frigorífico, coloque por cima salmão frio – fumado ou grelhado e arrefecido –, uns caules de cebolinho bem picado, pimenta, pimentos coloridos cortados em mini cubos e alcaparras. Muitas alcaparras que são, provavelmente, a melhor coisa do mundo, antes mesmo de patos bebés, gatos bebés, cabras bebés e muito antes das crianças. Por fim, sirva. Mais simples, só se pedir a alguém que faça, que foi o nosso caso, pois gostamos de uma cozinha descomplicada.

Ingredientes:

– Coisas frias

– Salmão fumado ou grelhado e logo arrefecido

– Cebolinho

– Pimentos de várias cores para tornar a coisa cromaticamente apelativa

– Sal e pimenta a gosto (a seu gosto, preferencialmente, mas já sabem, se for outra pessoa a fazer pode querer personalizar a coisa. Há que tomar atenção para que não se apropriem da sua receita)

– Alcaparras, pilhas de alcaparras (agradeça-nos depois)

Tempo de preparação:

Como é que fazemos? Confeciona ou manda confecionar? Opção 1 – muito pouco tempo, desde que não tenha de ir primeiro ao supermercado. Opção 2 – Tempo nenhum.

 

Partilhar