O primeiro passo é comprar passagem aérea para a Índia. Faça-o com antecedência, para conseguir preços mais camaradas. Eleja uma cidade do Norte, onde o Festival Holi tem mais tradição. Aponte para uma data no calendário entre fevereiro e março, altura deste festival hindu, mas consulte o dia certo do festival, não vá estar com toda esta trabalheira e gasto, para depois apenas ver o pó da estrada. Não apenas isso, como jamais conseguiria obter esta deliciosa receita de tamboril. Por falar em tamboril, não se esqueça de levar as postas de peixe na mala, já que não temos a certeza de ser uma espécie comum na Índia, nem sequer se por lá se encontra. Já quanto ao açafrão, também conhecido como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, não creio que valha a pena colocá-lo na bagagem. Asinal, seria como levar uma pitada de sal para o mar.

No dia do festival, basta levar o tamboril à rua, já polvilhado de açafrão e, se não lhe bastar esse amarelão alaranjado, deixe que as postas se exponham ao festival de pós coloridos com que se inundam as ruas das cidades.

É super-simples e ainda providencia uma extraordinária atividade lúdica, um happening cultural inolvidável. Regressará também mais rico (mas deve subtrair o preço da viagem e alojamento, claro está!), pois é uma experiência imersiva do tipo carnavalesco. Não se preocupe com as manchas na pele e na roupa. Alguns dos pigmentos com que se tingem os pós são naturais e caseiros, outros não. Porém, como se sabe, o que não nos mata, fortalece-nos.

Dica: Leve peixe fresco e roupa velha.

Outra dica: Vá de manhã, com ambiente mais familiar, mas se optar pela p… da loucura, vá depois disso. Diz que o tamboril se pela por esta aventura gastronómica.

Ingredientes:

– Passagem de avião para uma cidade no norte da Índia

– Alojamento previamente marcado

– Mala fresca para acondicionar o tamboril

– Açafrão, mas não precisa de levar, que na Índia encontrará muito e do bom

– Pós coloridos do festival Holi

Tempo de preparação:

Depende de quando comprar a viagem. O tempo total terá de ser contabilizado deste esse dia até à data do festival. Há quem ainda inclua o regresso, mas por nós, bem que se pode ir ficando por lá. Diz que há muito para ver.

   

Partilhar